quarta-feira, 25 de maio de 2011

51/93 - Antiga Bar Palmeira "Lojas Dalmar"

O imóvel foi adquirido em 1948 pelo casal Osmar Alvim Mallon e Ignez Mallon que, um ano após, inaugurou o popular “Bar Palmeira”, nome dado em razão da existência de uma palmeira frondosa plantada na sua parte frontal.

Mesmo tendo encerrado suas atividades na década de 1980, até hoje o estabelecimento é lembrado por inúmeros munícipes, pelos excelentes quitutes, sua varanda e as famosas mesas de sinuca, que serviram de ponto de encontro de diversas gerações.






Nas fotos abaixo ainda existia a famosa Palmeira e o detalhe da arquitetura da edificação.



47/93 - Casa Alfredo Jorge Rueckl

Construída por José Ruckl na década de 1920, o imóvel permanece com a família, sendo adquirido pelo seu filho Alfredo Jorge Ruckl e esposa Erica Ruckl. Estes repassaram como herança às suas filhas: Nilda Maria, Dorilda, Ana Lori e Irene Maria.

O imóvel é utilizado para locação, onde o SAMAE já teve instalado ali por muitos anos.

Arquitetura de caráter urbano, com um tratamento estético bastante peculiar, sendo única quanto ao aspecto na cidade.





20/93 - Antiga Padaria Suchomel

Consta quem em 1917 Roberto Buchmann vendeu este imóvel a Adolfo Neumann e Reinaldo Mallon o adquiriu em 1925.

Em 1935 foi adquirido por  Wenzel Suchomel que instalou uma padaria em nome do seu filho, Ernesto Suchomel, administrando-a até março de 1991.

Também aqui esteve instalada a Rádio Timbira.

Hoje o imóvel está sob a responsabilidade da Bracor Corretora de Seguros Ltda.




Por um bom período ficou esquecida e abandonada. Sendo restaurada e ganhando sua bela e agradável aparência de hoje em dia.






44/93 - Enxovais D'oro

Lembrada por alguns munícipes como a casa da “Tante Gusti” Augusta Keil, foi substituída pela casa de comércio e residência de Angelo Zanluca. Também conhecido como Edifício Colombo.

No andar térreo da atual edificação está instalada a Enxovais D'oro, loja exclusiva da Fábrica Buddemeyer, sendo que no andar superior possui diversos escritórios.

A beleza de sua arquitetura, e sua localização estratégica, integra o belo e importante conjunto arquitetônico de São Bento do Sul.

A cima: casa da "Tante Gusti"








terça-feira, 17 de maio de 2011

45/93 - Açougue Fendrich

O prédio foi construído por volta de 1875 pela família Beckert, que também mantinha no local um açougue.

Em 15 de agosto de 1908 o Sr. Josef Fendrich, (filho de Friederich Frendrich e Catharina Fendrich) adquiriu o imóvel e fundou o Açougue Fendrich.

Após a morte do Sr. Josef em 20/11/1940, o açougue permaneceu fechado por aproximadamente 10 anos até que seus filhos mais novos: Bento e João atingissem a maioridade para dar continuidade ao negócio.

O imóvel e o açougue permanecem com a família do senhor João Osvaldo Fendrich.






A cima: Anúncio publicado no semanário local "Der Volksbote" de 15/08/1908 e extraído do livro de Alexandre Pfeiffer (São Bento na memória das gerações, pag 142)


segunda-feira, 16 de maio de 2011

45/93 - Padaria Fendrich

O edifício (contiguo ao açougue) foi construído pelo Sr. Joséf Fendrich, que abrigava, inicialmente, somente o açougue e residência.

Em 26 de fevereiro de 1946 foi fundada a Padaria Fendrich administrada por José Fendrich Filho, seguido por seu filho, Leomar José Fendrich e família.

Desde sua edificação o prédio permaneceu em poder da família.

Fotos após a restauração do telhado em 2023







sexta-feira, 13 de maio de 2011

43/93 - Casa Stüber

Na década de 1920 Alois Stüber construiu esta residência para a sua família e instalou também o comércio de Secos & Molhados ou Casa Stüber como era conhecida pela comunidade são-bentense. 

Hoje o patrimônio permanece em poder da família, mantendo a arquitetura e as características da cultura do imigrante europeu.




Na foto acima: É possível ver a "Kolumbusschule" Escola Colombo, temos uma vista parcial da Casa Stüber.

Foto acima: Fundos da Casa Stüber e da Padaria e Açougue Fendrich.