A Rede de Viação do Paraná – Santa Catarina, construída entre 1910 e 1913, foi a única rede ferroviária a ter ligação com as ferrovias de rede nacional, e portanto foi considerada estrategicamente a mais importante do estado. A Estação de Rio Natal era ponto de abastecimento obrigatório das locomotivas a vapor, que ali se abasteciam de lenha e água para seguir em direção a Rio Vermelho ou Corupá.
Por não estar mais utilizando as dependência do imóvel, a atual permissionária da linha férrea o devolveu ao DNIT e a SPU.
Seu estado de preservação está bastante deteriorado e comprometido, sendo que no ano de 2019 foi necessário retirar todo o seu telhado para garantir a preservação de suas paredes, que já não contava mais com portas, janelas e assoalho.
Edificação de planta retangular, térrea, construída em alvenaria auto-portante rebocada. Possui cobertura em duas águas, com cumeeira paralela aos trilhos. Cimalhas em frisos arrematam os frontões formados pela cobertura nas fachadas laterais, repousando sobre os capitéis das pilastras dos cunhais. Estes frontões recebem na sua base, em alto relevo, o nome da localidade. A proteção para a área externa se dá pela extensão de uma das águas do telhado, sustentada por mãos francesas. Nas laterais, lambrequins em madeira fecham a área triangular superior.
Que pena um patrimônio lindo destruído. pensar que meus bisavós chegaram da Europa e desembarcaram na estação e agora ver isso assim é triste.
ResponderExcluirA situação deste Patrimônio esta mais lastimável ainda.
Excluir