sábado, 27 de agosto de 2011

Escola KM 75

Em 1887 Guilherme Thomas doou o terreno para a construção da escola, que levou mais de uma década para ser concluída, com a colaboração de diversos moradores da localidade, entre eles: Guilherme Schultz, Rodolfo Schlagenhaufer, Reinaldo Schultz e João Kolback.

Localizada no KM 77 da Estrada Imperial Dona Francisca - Villa Santa Anna.

Acredita-se que no início os professores eram mantidos pelos pais, que pagavam por número de filhos matriculados.

Em fevereiro de 1904 houve a primeira aula com subvenção pública, na Casa Escola, então denominada "Escola Particular da Estrada Dona Francisca do KM 77", sendo ministrada pelo professor Teodoro Seidel.

Entre os 9 alunos e 9 alunas que frequentaram estas aulas, estão as famílias: Brüski, Thomas, Zierhut, Melcherd, Schlagenhaufer, Quant, Franz, Gatz, Hackbarth, Dendlin, Seidel e Gonchorofski.

Os primeiros professores foram: Teodoro Seidel, Frederico Koster, Paul Höster, Carlos Scholze, Rodolfo Berti, Lucia Tschoeke, Martha Baum, Conceição, Laus, Aracy Hansen, entre outros.

Em julho de 1933 o imóvel foi doado a Prefeitura.

Em 1935 passou a ser denominada "Sociedade Escolar do KM 77", também teve a denominação de "Escola Isolado do KM 77".

Pelo Decreto Municipal nº 194 de 20/08/1969 passou a se chamar "Escola Municipal Professor Germano Wagenführ".

Em 1987, "Escola Reunida do KM 75".

Em 1990, "Escola Reunida Aracy Hansen".

Em 22 de dezembro de 1980 teve início o processo de tombamento do imóvel pela FCC - Fundação Catarinense de Cultura, por meio do Processo de Tombamento nº 053/1993, Finalizado pelo Decreto Estadual nº 2.980, de 24/06/1998.

Desde outubro de 1999 o Grupo Folclórico Germânico Böhmerwald assumiu a responsabilidade pela imóvel, onde iniciou sua restauração.


Foto: por volta de 2015

Edificação desenvolvida em um pavimento com sótão, construída em alvenaria autoportante rebocada. Possui planta retangular, com cobertura em duas águas de inclinação acentuada prolongando-se sobre a varanda, e uma mansarda disposta no centro do telhado.

O telhado era recoberto originalmente por tabuinhas, que foram substituídas por telhas tipo francesa. As aberturas são verticalizadas com verga reta. O sótão é ventilado por duas janelinhas dispostas nos oitões e pela janela da mansarda. Originalmente a edificação não possuía varanda nem sanitários anexos.






Por volta de 1905

Por volta de 1890


Nenhum comentário:

Postar um comentário