domingo, 2 de setembro de 2018

Casa Struck

Segundo o proprietário, Sr. Waldemiro, que mora no imóvel, a casa foi construída por seu avô materno, Guilherme Thomas. Foi ele quem fez, artesanalmente, vário dos móveis que até hoje estão na casa. 


   

 Em 1904, o Sr. Thomas doou parte do terreno que era de sua propriedade para a construção de uma escola local, conhecida hoje como Escola do Km 75.



Número do Processo IPHAN: 1548-T-2007
Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico IPHAN: Inscrito em 09/2015.
Livro do Tombo Histórico IPHAN: Inscrito em 09/2015.
Livro do Tombo Belas Artes IPHAN: Inscrito em 09/2015.

FCC – Fundação Catarinense de Cultura
Número do Processo FCC: 218/2000
Decreto de Tombamento: n° 5.922, de 21/11/2002.

Construída em alvenaria autoportante de tijolos aparentes, a casa destaca-se pelo esmero da colocação dos tijolos, volumetria e singularidade no tratamento dos elementos de madeira: da porta principal, finamente trabalhada, até o conjunto de esquadrias, o assoalho, o forro e o mobiliário. 
A casa apresenta corredor central (traço construtivo característico das construções de imigrantes do planalto catarinense) e conjuga-se com os ranchos, formando conjunto que abriga os moradores e serve também, nos fundos, de abrigo aos animais domésticos. 
O lote rural encontra-se igualmente preservado. O conjunto de ranchos, a implantação no lote, a existência de jardim e horta, criação de animais e pequena produção agrícola também conferem singularidade à propriedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário